sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
EDITORIAL
A passagem de ano é o momento em que muitos fazem uma reflexão sobre o ano que finda e o novo ano que se inicia. Cada um faz o seu balanço pessoal, profissional e social, faz uma retrospectiva sobre a vida e avalia se o percurso está de acordo com as expectativas, objectivos e sonhos. Também é o momento em que se planeia um aperfeiçoamento do rumo tomado ou se equaciona uma mudança de paradigmas, visando algo melhor para a sua vida.
Costuma-se dizer nesta época "Ano Novo, Vida Nova" pois, afinal de contas, o ano novo é um recomeço. Mas, para que tal aconteça temos de ter a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa vida, tirando os planos para o novo ano de dentro da gaveta no sentido de serem colocados em prática para que realmente o ano novo traga uma vida nova.
Mas, nesse momento lembre-se que nada é melhor do que fazer um plano de metas e cumpri-las, ao invés de passar mais um ano a lamentar-se daquilo que não fez.
Esta é a altura ideal para fazer essas reflexões e usar as conclusões para colocar em prática aquilo que sistematicamente adia.
Paulo Gouveia
OPINIÃO - Advento
Advento vem da palavra latina adventus que significa literalmente presença ou chegada. É a celebração da presença de Deus no Mundo ou a chegada do Filho de Deus feito homem.
Advento não é apenas um tempo de expectativa, é, sobretudo e essencialmente, tempo de alegria e confiança. É o reconhecimento de que Deus está presente no Mundo, está presente em nós e na nossa vida quotidiana, e que não nos abandona em momento algum. Ele está presente de uma maneira oculta, mas sempre disponível e atento.
Ao longo destas quatro semanas fomos convidados a olhar mais atentamente para nós próprios e aprofundar o nosso lado espiritual.
Tal como sua Santidade, o Papa Bento XVI, nos evidencia neste mês, como suas intenções – “proximidade com os que mais sofrem” – somos convidados a despertar, colocando-nos de pé, à disposição e ir ao encontro dos outros e de Cristo, que nos reserva uma importante missão: continuar a ser no Mundo a luz que brilha na noite de Natal e que aquece a noite fria de Inverno.
Olhemos ao nosso redor e logo descobriremos como agir para concretizar essa missão. São muitas as pessoas e as realidades que precisam de luz.
Às vezes um gesto simples ou uma palavra carinhosa e amiga podem fazer grande diferença. Um sorriso ou um abraço podem ser a luz que as pessoas esperam para iluminar o seu dia. Podemos ajudar muito na construção do reino ao levar a alegria e a esperança a cada um dos nossos irmãos.
Maria Leonor Batista
Junta apresenta o Plano Orçamental para 2011
No passado dia 18 de Dezembro a Assembleia de Freguesia reuniu-se para analisar e proceder à votação e aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o ano de 2011.
O nosso Presidente da Junta, Carlos Batista, tomou a palavra para expor o seguinte manifesto:
“Somos diariamente confrontados com sacrifícios e mais sacrifícios, a que o Povo Português está e estará sujeito nos próximos tempos.
Efectivamente, muito por força de políticas irracionais e sem qualquer tipo de contemplação para com o interior do País, somos cada vez mais marginalizados em relação ao litoral e aos grandes centros urbanos.
Como se isso não bastasse, e à custa da denominada “ Crise “ que infelizmente só se aplica a alguns, vemos agora reduzida em cerca de 8,6% a verba destinada a nossa Freguesia, proveniente do fundo de financiamento das Freguesias.
Certo será, e contra a nossa vontade que haverá forçosamente cortes na distribuição de verbas pelas mais diversas Instituições, tentando distribuir equitativamente o pouco, muito pouco, dinheiro que dispomos.
No entanto, é em tempo de crise e não de facilidades que é preciso redobrar esforços no sentido de tentarmos atingir os nossos objectivos.
Esses objectivos que foram delineados para quatro anos no início deste mandato, já começaram a produzir os seus frutos, nomeadamente no que respeita à construção da ”Etar”, Estação de Tratamento de Águas Residuais (obra de grande qualidade), assim como a requalificação do largo da Igreja.
Conhecedores profundos das nossas dificuldades e limitações, não abdicaremos daquilo a que julgamos ter direito.
No sítio certo, e no momento oportuno, lá estaremos para fazer valer a nossa opinião.
Termino, apelando a esta Assembleia que no decorrer do presente mandato aponte caminhos no sentido de vermos a nossa Freguesia cada vez mais desenvolvida e muito mais atractiva”.
Informação
- A Junta de Freguesia procedeu à limpeza das bermas das estradas e vários caminhos da Freguesia;
- Procedeu à colocação de saibro nas zonas mais afectadas pelo gelo;
- Brevemente serão iniciados os trabalhos de calcetamento da Rua do Cemitério.
Terminou o Curso de Património Artístico e Cultural em Sandomil
No seguimento de uma estratégia de formação de proximidade, a Junta de Freguesia fomentou, através do SandomilNet - Espaço Internet, mais um curso que terminou no dia 02 de Dezembro.
Desta feita, ministrou-se o curso de Património Artístico e Cultural promovido pela LopesGarcia - Consultores em colaboração com a Junta de Freguesia de Sandomil, e que foi financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).
O curso contou com a frequência de 10 pessoas no activo e desempregados da Freguesia e nele procurou-se transmitir conhecimentos sobre os diferentes estilos e expressões artísticas (desde a pré-história aos movimentos contemporâneos) e o conhecimento do património do país, em particular, o classificado. Também se aprendeu como se instrui um processo de classificação do património e quais os pressupostos que levaram à classificação dos diferentes monumentos, conjuntos e sítios portugueses classificado de Património Mundial pela UNESCO.
A estratégia de formação implementada visa mobilizar os conhecimentos adquiridos no sentido de implementar estratégias de preservação e valorização do património artístico e cultural, em especial, da nossa região.
Paulo Gouveia
A Diocese da Guarda está de parabéns
No passado dia 15, na cidade da Covilhã, foi lançado o livro intitulado “A Recepção do Concílio do Vaticano II na Diocese da Guarda”, tema da defesa de tese de doutoramento, do Senhor Padre Doutor, Henrique Manuel Rodrigues dos Santos.
Foi esta a prenda de Natal com que a nossa Diocese foi distinguida. Sem dúvida, que depois de árduos anos de trabalho e aturada pesquisa para elaboração desta obra, todo o Povo de Deus ficou mais enriquecido.
No País, é a única Diocese que possui um trabalho histórico e de
elucidação desta envergadura, acerca do Concílio Vaticano II.
Quem esteve presente, pode constatar o que foi visto e ouvido.
Assisti a uma cerimónia simples e humilde. Contudo foram ouvidos enormes elogios por parte de D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, do Reitor da Universidade da Beira Interior, do Orientador de defesa da tese, Professor Laboa e dos demais elementos que constituíram a mesa.
Costuma o Povo dizer e com razão que “Atrás de um grande homem, está sempre uma grande mulher”. Foi exactamente o que foi dito por parte do Orientador da tese, quando se referia à sensibilidade humana do Senhor Padre Henrique Manuel, fruto do perfil de “Su Madre Custodia” ou seja sua mãe D. Custódia.
Muito, mas muito haveria a dizer mas fiquemos por aqui, com a prenda ofertada.
Muitos parabéns à Diocese da Guarda.
Muitos parabéns ao Senhor Padre Henrique Manuel.
Muitos parabéns aos seus pais e restantes familiares.
Carlos Batista
terça-feira, 14 de setembro de 2010
EDITORIAL do Boletim Nº32 de Agosto de 2010
Era assim!... Num espírito de abertura, de convívio fraterno e de alegria que noutros tempos, as pessoas convidavam amigos, familiares e até forasteiros para marcarem presença num dia diferente, (dia de férias) para que de certo modo, pudessem recuperar forças para mais um ano de trabalho árduo.
Percorriam-se consideráveis distâncias a pé para se visitarem amigos e participar no dia festivo desta ou daquela Aldeia.
Hoje, a realidade é bem diferente.
Após dias de trabalho intenso na organização dos festejos, onde tudo parece correr sobre rodas, eis que, surgem repentinamente diversos problemas (sabe-se lá porquê), nomeadamente no que respeita à entrega dos resultados da festa quer ao Pároco, quer às Comissões de Igreja.
Efectivamente estas festas que têm por objectivo louvar, glorificar e absorver a vida de Santidade do Padroeiro ou da Localidade, que deveriam ser de concórdia, de aproximação, entre familiares e amigos, e de sã convivência, acabam por ser motivo de discórdia e de conflito entre os diversos protagonistas que à partida são nomeados pela Entidade Religiosa.
Haja coragem e determinação para de uma vez por todas regulamentar estes eventos, ou então que se acabe definitivamente com os mesmos, promovendo exclusivamente ou festas religiosas, ou festas civis.
Carlos Batista
Acção de Limpeza do Rio Alva
No dia 03 de Julho procedeu-se à limpeza da parte nascente do açude e, face ao verdadeiro sucesso da iniciativa, no dia 17 de Julho repetiu-se a acção, limpando-se a zona a sul do açude até à Corredoura. Muitas algas, ramos, ferros, sacos plásticos, embalagens de pesticidas, latas, garrafas de vidro, etc. foram retirados do Rio, evidenciando que ainda há gente que não têm consciência e que, ao despejar esses materiais está a prejudicar o principal postal de visita da Freguesia. Está a prejudicar a comunidade local, e mais grave, pode causar graves acidentes aos veraneantes que apreciam um mergulho no Rio, refrescando-se nos dias de maior calor.
Não se apontam culpados. O que se pretende, é que toda a comunidade se junte e tenha consciência de que a preservação da qualidade do ambiente que nos rodeia, é algo que diz respeito a todos nós. Em consciência, contribua para que atitudes deste género tenham fim.
Esta iniciativa não deve ficar por aqui. Para o ano lá estaremos. Esperemos no entanto, encontrar apenas algas e ramos.
Paulo Gouveia
Incêndio devasta encosta do Rio Alva
Na segunda semana de Agosto ocorreu um grande incêndio que destruiu a encosta direita do vale do Alva. Foi um dos maiores dos últimos anos, que consumiu grande extensão de floresta, áreas agrícolas e edifícios de apoio.
Os prejuízos são enormes e muitos foram os proprietários que viram arder as suas zonas de cultivo (batatais, vinhas, etc.), bem como os edifícios de apoio e currais. Também foram várias as casas que estiveram em risco mas, felizmente, a acção dos bombeiros e de populares conseguiu travar males maiores.
A situação mais grave foi a quase completa destruição do pavilhão da Sandofri, empresa frutícola que emprega perto de uma dezena de trabalhadores.
No mesmo dia ocorreram outros grandes incêndios na região, que contribuíram para que este ano a área ardida seja das mais significativas de sempre na zona do Parque Natural da Serra da Estrela.
O sucedido deve ser encarado como uma verdadeira catástrofe de consequências ambientais indetermináveis.
Acontece na freguesia
- 24, 25, 26 e 27 de Setembro – Festa em Honra de Nª Senhora do Socorro em Cabeça de Eiras
Informação
- A Junta de Freguesia procedeu à limpeza das bermas das estradas da Freguesia;
- A Junta de Freguesia é a Entidade promotora do programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL);
- A Junta de Freguesia é a Entidade promotora do programa Voluntariado Jovem para as florestas;
- A Junta de Freguesia procedeu a diversas candidaturas ao IEFP, no âmbito dos Programas Ocupacionais;
- Brevemente serão iniciados os trabalhos de calcetamento da Rua do Cemitério.
Museu de Sandomil
A construção do Museu em Sandomil está inscrita no Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal para 2010. O Município de Seia e o seu Presidente, Dr. Carlos Filipe Camelo, entendem como prioridade, a construção do Museu num edifício existente, datando dos finais do Séc. XVII. Procedeu a uma reestruturação do projecto, mais concretamente quanto à tipologia do Museu.
As dificuldades económicas que vivemos fizeram com que o edil decidisse abandonar o projecto do Museu da Agricultura e da Alimentação de Sandomil. Abraçou o projecto do Museu da Água de Sandomil, cuja execução será feita ao abrigo de uma parceria entre a Câmara Municipal, a empresa Águas do Zêzere e Côa e Junta de Freguesia.
O importante é que o projecto de requalificação do edifício se mantém, bem como a valorização cultural da Freguesia. Resta-nos esperar com optimismo o bom encaminhamento do mesmo.
Boletim Sanitário dos canídeos
Para o efeito deverá ser contactada a Junta de Freguesia de residência para o consequente levantamento do Boletim Sanitário do cão.
Também informamos que Caso ocorra a morte de um canídeo ou mudança de proprietário, deverá a Autarquia ser informada dessa ocorrência, no sentido de ser eliminado o respectivo registo.
A junta de Freguesia
Glebas do Paião em situação de incumprimento
Após comunicação ao detentor de Glebas do Paião que se encontrem com dois anos de atraso, mediante carta registada, lhe seja concedido prazo de trinta dias para regularização das mesmas.
Expirado que se encontre o prazo concedido, sem que haja por parte do beneficiário vontade expressa em proceder ao seu pagamento, deverão as Glebas em questão transitar automaticamente para a Autarquia.
Esta proposta, que por força da lei foi submetida à Assembleia de Freguesia, realizada aos 29 de Junho de 2010, foi também aprovada por unanimidade naquele Órgão.
A junta de Freguesia
Passeios culturais de Seia contaram com a participação maciça da população sénior da Freguesia
Os nossos Seniores foram no autocarro 38 que integrou um evento que contou com a participação de cerca de 2.000 pessoas de diferentes Localidades do Concelho.
O convívio iniciou com a celebração da Eucaristia, Presidida por Joaquim Teixeira, Reitor de Seia, e pelo Sr. Padre João Barroso, Arcipreste do Concelho de Seia. O Presidente da Câmara, Dr. Carlos Filipe Camelo, tomando a palavra, agradeceu aos conterrâneos a «participação maciça» no passeio deste ano.
Seguiu-se um almoço tradicional acompanhado por uma animação constante, com a presença do Rancho Folclórico de São Pedro de Rates, música popular, cantigas à desgarrada, artistas e bailarinas, palhaços, cabeçudos, baile, e a terminar, uma marcha popular liderada por Filipe Camelo e Cristina Sousa, seguindo-se uma largada de milhares de balões que coloriram a festa.
Aos Seniores foram proporcionados momentos de grande convívio, alegria e animação que levou muitos a mencionarem este passeio como um dos melhores de sempre.
Esperemos pela nova edição, de tão eloquente iniciativa.
Paulo Gouveia
sábado, 15 de maio de 2010
Despoluição do Rio Alva
O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa, criado em Julho de 2000, adjudicou a construção de diversas ETAR`s (Estação de tratamento de águas residuais) que vão permitir melhorar a qualidade da água de várias ribeiras e rio Alva.
Deste projecto intermunicipal podemos constatar que estão em construção no Concelho de Seia as ETAR`s de Vila Cova à Coelheira, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, e Sandomil, tendo esta última começado em Abril.
É desta forma que a empresa vai conseguir completar a rede de tratamento de águas da Região do Alva e ao mesmo tempo conseguir satisfazer as necessidades da população, ao nível da quantidade e qualidade da água, ao aumentar significativamente os níveis de tratamento de águas residuais.
Para compreendermos a importância deste projecto basta lembrar que as águas provenientes de actividades domésticas, industriais e agrícolas, normalmente apresentam elevadas quantidades de substâncias nocivas ao ambiente (lembrem-se os atentados já sofridos pelo nosso rio). Com estas infra-estruturas a funcionarem consegue-se fazer o seu tratamento, ou seja, a partir de águas contaminadas pode-se obter água limpa para entrar novamente no ciclo da água bem como produzir um bom fertilizante orgânico que pode ser usado nos solos agrícolas.
O importante é que tudo isto permitirá o melhoramento da qualidade da água dos rios e o mesmo é dizer que vai melhorar a sua biodiversidade e a qualidade de vida e ambiental das populações ribeirinhas.
Paulo Gouveia
EDITORIAL - Visita Papal
Notoriamente, as raízes da fé Cristã na Europa estão em crise total. Um autêntico desmoronamento.
Esta é sem dúvida uma oportunidade para criarmos laços de esperança, de fé e de amor para com o próximo.
Foi bastante evidente a atenção, a calma, a nobreza e cortesia com que Sua Santidade o Papa Bento XVI se apresentou em todas as situações; Desde o discurso de boas vindas de sua Exª o Senhor Presidente da República, do tempo necessário para cumprimentar as altas individualidades, no deslumbre com que seguiu atentamente as honras militares, a austeridade, e o sabor culto e atento às escolhas das entoações à VIRGEM MARIA, autoria de Mozart, músico clássico, do qual é grande apreciador.
Bento XVI, não é um Papa tão “austero“, humanamente falando, quanto deixava transparecer.
À semelhança de outros, é um Papa sensível, preocupado com o cerco negativo e vergonhoso que está a denegrir a imagem da Igreja, não se coibindo de falar abertamente dos problemas.
No entanto, no seu discurso falou para crentes, não crentes, praticantes e indiferentes. Falou como peregrino e para todo o Povo de DEUS.
Bento XVI, traz-nos uma mensagem de esperança. Acolhamo-la com fé, profundidade e alegria.
Acontece na freguesia:
Dia 13 de Junho – Realiza-se no Parque da Relva o 12º Convívio dos Antónios.
19 Junho – Realiza-se no Parque da Relva convívio do pessoal da EDP
25/26/27 Junho – Festa em honra de São João.
Junho – Convívio dos Sportinguistas
Informativo:
No próximo dia 23 de Julho, terá lugar o passeio sénior que anualmente é organizado pelo Município de Seia.
Para este ano está previsto que os seniores do Concelho se desloquem à Quinta da Malafaia, em Esposende.
Brevemente a Junta de Freguesia terá à sua disposição informação complementar sobre este assunto.
OPINIÃO / Política de Saúde – O Posto Médico de Sandomil
Porém, com as dificuldades económicas que o País atravessa, constatamos que houve mudanças na política de saúde, a qual passa por uma reestruturação de serviços e, pela implementação de um novo sistema, pelo que muitos dos serviços de saúde foram ou serão encerrados.
Como não sabemos o que o futuro nos reserva, e como entendemos que se trata de um serviço necessário e imprescindível, fica aqui o apelo para que todos aqueles que residam na freguesia (e outros), que não estão inscritos no Posto médico local, procedam à transferência dos seus processos para esta unidade de saúde.
Só assim reforçaremos a importância deste nosso Posto Médico, evitando que males maiores, daí possam advir.
Paulo Gouveia
Obras na freguesia
Sandomil:
- Terminou o calcetamento do largo da Igreja;
- Terminaram as obras de requalificação dos passeios da Corredora;
- No mês de Abril, iniciaram-se as obras de construção da ETAR;
- Está para breve o início da remodelação da rede eléctrica, obra que têm Julho como data limite para conclusão.
Terminou o Curso de Comunicação Visual em Sandomil
No dia 06 de Maio terminou nas instalações do Espaço Internet o curso de Comunicação Visual, Nível 3, que contou com a frequência de 22 pessoas no activo e desempregados. Este curso foi promovido pela SOPROFOR (Sociedade Promotora de Formação) e Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, em colaboração com a Junta de Freguesia de Sandomil, e foi financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).
O curso procurou transmitir conhecimentos sobre os diferentes processos e estratégias de comunicação visual, sobre as noções necessárias à conceptualização, fabricação e recepção das imagens, desenvolvendo capacidades conceptuais originais e inovadoras. Também foram desenvolvidas técnicas que permitam solucionar eficazmente os problemas inerentes à comunicação visual e à sua necessidade de informar.
Procurou-se Explorar as potencialidades expressivas dos diversos meios, de modo a criar uma adequada gestão das componentes formais e conceptuais da imagem (Cartazes, boletins folhetos, etc.).
Paulo Gouveia
Directrizes da Junta de Freguesia para este mandato
Depois do período de Eleições a Junta de Freguesia têm novo elenco: Carlos António Fonseca Batista (Presidente), Paulo Jorge Mendes Álvaro (Secretário), e António Feliciano Figueiredo Silva (Tesoureiro), tendo como prioridades para esta mandato as seguintes obras:
- Recuperação do edifício onde se pretende instalar o futuro museu de Sandomil;
- Conclusão dos passeios da Corredora;
- Calcetamento do Largo da Igreja em Sandomil;
- Calcetamento da Rua do Cemitério em Sandomil;
- Construção da ETAR de Sandomil;
- Conclusão da rede de saneamento básico da Freguesia;
- Requalificação do Parque da Relva;
- Requalificação das vias de comunicação entre Cabeça de Eiras e Torroselo;
- Pavimentação da rua da Escola em Corgas;
- Iluminação da Rua do Cemitério em Cabeça de Eiras;
- Renovação da rede eléctrica na Freguesia, nomeadamente entre Cabeça de Eiras e Aldeia Nova;
- Calcetamento do Bairro da Malhadinha em Cabeça de Eiras;
- Arruamentos na Freguesia.
Trata-se de um Plano deveras ambicioso para os tempos difíceis que vivemos e que se avizinham. No entanto, a ambição por uma Freguesia com melhores condições de vida é condição fundamental.
Esta missão envolve directamente os nossos representantes mas, por inerência, deve abarcar toda a população: Todos devemos procurar mais e melhor para a nossa terra.
A Junta de Freguesia
SandomilNet/Espaço Internet
Arruamento em Sandomil
Após a conclusão de alguns calcetamentos na Freguesia, está para breve o início do calcetamento da rua do cemitério.
Trata-se de uma obra há muito desejada e que, mal haja disponibilidade por parte do empreiteiro, começará a tomar forma.
IC’s da Serra da Estrela em consulta pública na Junta de Freguesia
Os documentos relativos ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, dos Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37, estão disponíveis para consulta pública na sede da Junta de freguesia até Junho, no âmbito do processo que se encontra a decorrer no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Como é do conhecimento geral, a Construção do IC6, IC7 e IC37 foi anunciada pelo Governo como suspensa mas, depois de muita pressão por parte dos Presidentes de Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, e de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações acabou por assegurar que os estudos de impacte ambiental iriam prosseguir.
No final deste procedimento de avaliação ambiental, no dia 02 de Agosto, será emitida a respectiva Declaração e só depois o Governo analisará os custos financeiros da obra, decidindo, se avançam ou não todos ao mesmo tempo, ou de forma faseada.
Paulo Gouveia