sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

OPINIÃO - Advento


Advento vem da palavra latina adventus que significa literalmente presença ou chegada. É a celebração da presença de Deus no Mundo ou a chegada do Filho de Deus feito homem.


Advento não é apenas um tempo de expectativa, é, sobretudo e essencialmente, tempo de alegria e confiança. É o reconhecimento de que Deus está presente no Mundo, está presente em nós e na nossa vida quotidiana, e que não nos abandona em momento algum. Ele está presente de uma maneira oculta, mas sempre disponível e atento.


Ao longo destas quatro semanas fomos convidados a olhar mais atentamente para nós próprios e aprofundar o nosso lado espiritual.


Tal como sua Santidade, o Papa Bento XVI, nos evidencia neste mês, como suas intenções – “proximidade com os que mais sofrem” – somos convidados a despertar, colocando-nos de pé, à disposição e ir ao encontro dos outros e de Cristo, que nos reserva uma importante missão: continuar a ser no Mundo a luz que brilha na noite de Natal e que aquece a noite fria de Inverno.


Olhemos ao nosso redor e logo descobriremos como agir para concretizar essa missão. São muitas as pessoas e as realidades que precisam de luz.


Às vezes um gesto simples ou uma palavra carinhosa e amiga podem fazer grande diferença. Um sorriso ou um abraço podem ser a luz que as pessoas esperam para iluminar o seu dia. Podemos ajudar muito na construção do reino ao levar a alegria e a esperança a cada um dos nossos irmãos.



Maria Leonor Batista



Sem comentários: