sábado, 15 de maio de 2010

Despoluição do Rio Alva


O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa, criado em Julho de 2000, adjudicou a construção de diversas ETAR`s (Estação de tratamento de águas residuais) que vão permitir melhorar a qualidade da água de várias ribeiras e rio Alva.
Deste projecto intermunicipal podemos constatar que estão em construção no Concelho de Seia as ETAR`s de Vila Cova à Coelheira, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, e Sandomil, tendo esta última começado em Abril.
É desta forma que a empresa vai conseguir completar a rede de tratamento de águas da Região do Alva e ao mesmo tempo conseguir satisfazer as necessidades da população, ao nível da quantidade e qualidade da água, ao aumentar significativamente os níveis de tratamento de águas residuais.
Para compreendermos a importância deste projecto basta lembrar que as águas provenientes de actividades domésticas, industriais e agrícolas, normalmente apresentam elevadas quantidades de substâncias nocivas ao ambiente (lembrem-se os atentados já sofridos pelo nosso rio). Com estas infra-estruturas a funcionarem consegue-se fazer o seu tratamento, ou seja, a partir de águas contaminadas pode-se obter água limpa para entrar novamente no ciclo da água bem como produzir um bom fertilizante orgânico que pode ser usado nos solos agrícolas.
O importante é que tudo isto permitirá o melhoramento da qualidade da água dos rios e o mesmo é dizer que vai melhorar a sua biodiversidade e a qualidade de vida e ambiental das populações ribeirinhas.

Paulo Gouveia

Sem comentários: