sábado, 15 de maio de 2010

Boletim Informativo - Freguesia de Sandomil Nº31/Maio de 2010


Despoluição do Rio Alva


O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa, criado em Julho de 2000, adjudicou a construção de diversas ETAR`s (Estação de tratamento de águas residuais) que vão permitir melhorar a qualidade da água de várias ribeiras e rio Alva.
Deste projecto intermunicipal podemos constatar que estão em construção no Concelho de Seia as ETAR`s de Vila Cova à Coelheira, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, e Sandomil, tendo esta última começado em Abril.
É desta forma que a empresa vai conseguir completar a rede de tratamento de águas da Região do Alva e ao mesmo tempo conseguir satisfazer as necessidades da população, ao nível da quantidade e qualidade da água, ao aumentar significativamente os níveis de tratamento de águas residuais.
Para compreendermos a importância deste projecto basta lembrar que as águas provenientes de actividades domésticas, industriais e agrícolas, normalmente apresentam elevadas quantidades de substâncias nocivas ao ambiente (lembrem-se os atentados já sofridos pelo nosso rio). Com estas infra-estruturas a funcionarem consegue-se fazer o seu tratamento, ou seja, a partir de águas contaminadas pode-se obter água limpa para entrar novamente no ciclo da água bem como produzir um bom fertilizante orgânico que pode ser usado nos solos agrícolas.
O importante é que tudo isto permitirá o melhoramento da qualidade da água dos rios e o mesmo é dizer que vai melhorar a sua biodiversidade e a qualidade de vida e ambiental das populações ribeirinhas.

Paulo Gouveia

EDITORIAL - Visita Papal

Os valores éticos de que tanto se fala, e que hoje faltam na política e na economia, denunciam a crise espiritual.
Notoriamente, as raízes da fé Cristã na Europa estão em crise total. Um autêntico desmoronamento.
Esta é sem dúvida uma oportunidade para criarmos laços de esperança, de fé e de amor para com o próximo.
Foi bastante evidente a atenção, a calma, a nobreza e cortesia com que Sua Santidade o Papa Bento XVI se apresentou em todas as situações; Desde o discurso de boas vindas de sua Exª o Senhor Presidente da República, do tempo necessário para cumprimentar as altas individualidades, no deslumbre com que seguiu atentamente as honras militares, a austeridade, e o sabor culto e atento às escolhas das entoações à VIRGEM MARIA, autoria de Mozart, músico clássico, do qual é grande apreciador.
Bento XVI, não é um Papa tão “austero“, humanamente falando, quanto deixava transparecer.
À semelhança de outros, é um Papa sensível, preocupado com o cerco negativo e vergonhoso que está a denegrir a imagem da Igreja, não se coibindo de falar abertamente dos problemas.
No entanto, no seu discurso falou para crentes, não crentes, praticantes e indiferentes. Falou como peregrino e para todo o Povo de DEUS.
Bento XVI, traz-nos uma mensagem de esperança. Acolhamo-la com fé, profundidade e alegria.
Maria Leonor Batista

Acontece na freguesia:

Dia 09 de Maio - Comemora-se o 63º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Corgas.

Dia 13 de Junho – Realiza-se no Parque da Relva o 12º Convívio dos Antónios.

19 Junho – Realiza-se no Parque da Relva convívio do pessoal da EDP

25/26/27 Junho – Festa em honra de São João.

Junho – Convívio dos Sportinguistas

Informativo:


No próximo dia 23 de Julho, terá lugar o passeio sénior que anualmente é organizado pelo Município de Seia.
Para este ano está previsto que os seniores do Concelho se desloquem à Quinta da Malafaia, em Esposende.
Brevemente a Junta de Freguesia terá à sua disposição informação complementar sobre este assunto.

OPINIÃO / Política de Saúde – O Posto Médico de Sandomil

Pela proximidade e qualidade dos serviços prestados há longos anos é inegável que o Posto Médico de Sandomil foi uma conquista ganha e é um bem de inqualificável utilidade para toda a população, em especial para os mais idosos e necessitados.
Porém, com as dificuldades económicas que o País atravessa, constatamos que houve mudanças na política de saúde, a qual passa por uma reestruturação de serviços e, pela implementação de um novo sistema, pelo que muitos dos serviços de saúde foram ou serão encerrados.
Como não sabemos o que o futuro nos reserva, e como entendemos que se trata de um serviço necessário e imprescindível, fica aqui o apelo para que todos aqueles que residam na freguesia (e outros), que não estão inscritos no Posto médico local, procedam à transferência dos seus processos para esta unidade de saúde.
Só assim reforçaremos a importância deste nosso Posto Médico, evitando que males maiores, daí possam advir.

Paulo Gouveia

Obras na freguesia

- A Câmara Municipal de Seia procedeu à reparação dos danos existentes no pavimento rodoviário de toda a freguesia.

Sandomil:
- Terminou o calcetamento do largo da Igreja;
- Terminaram as obras de requalificação dos passeios da Corredora;
- No mês de Abril, iniciaram-se as obras de construção da ETAR;

Cabeça de Eiras:
- Está para breve o início da remodelação da rede eléctrica, obra que têm Julho como data limite para conclusão.

Terminou o Curso de Comunicação Visual em Sandomil



No dia 06 de Maio terminou nas instalações do Espaço Internet o curso de Comunicação Visual, Nível 3, que contou com a frequência de 22 pessoas no activo e desempregados. Este curso foi promovido pela SOPROFOR (Sociedade Promotora de Formação) e Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, em colaboração com a Junta de Freguesia de Sandomil, e foi financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).
O curso procurou transmitir conhecimentos sobre os diferentes processos e estratégias de comunicação visual, sobre as noções necessárias à conceptualização, fabricação e recepção das imagens, desenvolvendo capacidades conceptuais originais e inovadoras. Também foram desenvolvidas técnicas que permitam solucionar eficazmente os problemas inerentes à comunicação visual e à sua necessidade de informar.
Procurou-se Explorar as potencialidades expressivas dos diversos meios, de modo a criar uma adequada gestão das componentes formais e conceptuais da imagem (Cartazes, boletins folhetos, etc.).

Paulo Gouveia

Directrizes da Junta de Freguesia para este mandato


Depois do período de Eleições a Junta de Freguesia têm novo elenco: Carlos António Fonseca Batista (Presidente), Paulo Jorge Mendes Álvaro (Secretário), e António Feliciano Figueiredo Silva (Tesoureiro), tendo como prioridades para esta mandato as seguintes obras:
- Recuperação do edifício onde se pretende instalar o futuro museu de Sandomil;
- Conclusão dos passeios da Corredora;
- Calcetamento do Largo da Igreja em Sandomil;
- Calcetamento da Rua do Cemitério em Sandomil;
- Construção da ETAR de Sandomil;
- Conclusão da rede de saneamento básico da Freguesia;
- Requalificação do Parque da Relva;
- Requalificação das vias de comunicação entre Cabeça de Eiras e Torroselo;
- Pavimentação da rua da Escola em Corgas;
- Iluminação da Rua do Cemitério em Cabeça de Eiras;
- Renovação da rede eléctrica na Freguesia, nomeadamente entre Cabeça de Eiras e Aldeia Nova;
- Calcetamento do Bairro da Malhadinha em Cabeça de Eiras;
- Arruamentos na Freguesia.
Trata-se de um Plano deveras ambicioso para os tempos difíceis que vivemos e que se avizinham. No entanto, a ambição por uma Freguesia com melhores condições de vida é condição fundamental.
Esta missão envolve directamente os nossos representantes mas, por inerência, deve abarcar toda a população: Todos devemos procurar mais e melhor para a nossa terra.

A Junta de Freguesia

SandomilNet/Espaço Internet

Informa-se que para tratar de assuntos de expediente, tais como certidões, atestados e outros, pode fazê-lo no espaço Internet de Terça-feira a Sábado das 14H00 às 19H00 e das 20H00 às 23H00.

Arruamento em Sandomil



Após a conclusão de alguns calcetamentos na Freguesia, está para breve o início do calcetamento da rua do cemitério.
Trata-se de uma obra há muito desejada e que, mal haja disponibilidade por parte do empreiteiro, começará a tomar forma.

IC’s da Serra da Estrela em consulta pública na Junta de Freguesia


Os documentos relativos ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, dos Itinerários Complementares (IC) 6, 7 e 37, estão disponíveis para consulta pública na sede da Junta de freguesia até Junho, no âmbito do processo que se encontra a decorrer no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Como é do conhecimento geral, a Construção do IC6, IC7 e IC37 foi anunciada pelo Governo como suspensa mas, depois de muita pressão por parte dos Presidentes de Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, e de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações acabou por assegurar que os estudos de impacte ambiental iriam prosseguir.
No final deste procedimento de avaliação ambiental, no dia 02 de Agosto, será emitida a respectiva Declaração e só depois o Governo analisará os custos financeiros da obra, decidindo, se avançam ou não todos ao mesmo tempo, ou de forma faseada.

Paulo Gouveia